Desde desde 2008 tenho atuado em diversos tipos de trabalhos e projetos. Em respeito a LGPD e a privacidade dos Clientes, seus nomes serão omitidos.
Projetos de Consultoria Empresarial
Projetos de Gestão Interina
Liderar Projetos de Mudanças
Avaliação de Negócios
Mentoring
Experiência Empreendedora
2010 / 2012
Junto com mais 2 colegas - ex executivos - resolvemos empreender em algo novo para nós, algo que pudessemos usar nossa experiência , algo que pudpessemos adquirir novos conhecimentos e propor algo diferente no mercado.
Escolhemos : envidraçamento . Sistema de fechamento de ambientes por painéis de vidro, deslizando sob trilhos e totalmente retrátil. Muito usado em varandas de apartamentos.
Começamos do zero, com plano de negócios (viabilidade mercadológica e financeira), local, equipamentos, profissionais, sistemas, organização, lay out e processos.
Tinhamos uma clara missão : todas as atividades visavam atender o CLIENTE de modo único.
Diferenciais :
1) Atendimento : diretamente com os moradores dos apartamentos, sem intermediários.
2) Projeto detalhado: eleborado por engenheiros e técnicos especializados
3) Prazo: cumprimimento dos prazos de entrega e instalação
4) Materiais: sempre de 1a linha
5) Valorização dos nossos profissionais
Erramos muito e aprendemos mais ainda : sim é possivel empreende, é possivel fazer diferente, é necessário muito trabalho, perseverança e humildade para aprender.
2009
Contratado como Superintendente - pessoa jurídica - com objetivo de ajudar os herdeiros e liderar a Empresa.
Maior desafio: equilibrar e reduzir a interefêrencia familiar com o firme propósito de profissionar a Empresa.
Principais realizações :
1) Estruturação geral de um DRE para gerir e acompanhar os resultados da Empresa.
2) Contratação de executivos de mercado, em áreas chaves, visando integrar com executivos da Empresa e melhorar a gestão geral
3) Renegociação de dívidas com fornecedores locais e estrangeiros, visando operacionalizar a Empresa sem maiores interrupções de fornecimento
4) Alinhamento estratégico no portfólio de produtos e clientes, visando maximizar a capacidade e planejamento de produção com melhores margens
5) Priorização de atendimento e estrutura produtiva exclusiva a Clientes de grande porte com traziam volumes previsiveis e margens adequadas
6) Maior participção do corpo de executivos nas decisões tático-estratégicas, com beneficios tangíveis de resultados
Resultados final - 1 ano : dívidas alongadas / planejadas e sem interrupção de formecedimento, maiores Clientes melhores atendidos, valorização dos profissionais nas tomadas de decisões, DRE implantado e fundamentado o planejamento estratégico.
2008
Contratado como Diretor Comercial - pessoa juridica - com objetivo de consolidar escritório / equipe de vendas de São Paulo com equipe de vendas Rio de Janeiro.
Principias realizações :
1) Contratação de equipe em São Paulo
2) Integração com Equipe Rio de Janeiro através de um Plano Comercial desenvolvido por todos, com metodologi, ações e resultados.
3) Melhor planejamento de vendas versus capacidade produtivida e gestão da cadeia de fornecimento (importação) : planta com alta capacidade de utilização e melhor gestão de portfólio
4) Redistribuição de gestão comercial de clientes
5) Participação de feiras internacionais
Resultado final - 1 ano : aumento de vendas com melhor portfólio de produtos, melhores margens, redução de inventário e Clientes mais satisfeitos.
e fechamos o Escritório de Vendas de São Paulo, centralizamos tudo no Rio de Janeiro com redução de pessoal sem prejuizo de atendimento aos Clientes.
2013
Projeto de Negócio: elaborar o Plano de Negócios e buscar investidores para Bike Shop.
. Investidores : com participação societária ou comprador de cotas de investimento com revenda em 5 anos.
. Projeto com:
i) Levantamento de cenários, incluindo uma análise Pestal : politica, economica, social, tecnologica, ambiental e legal.
ii) Plano de investimentos em Loja, ativos e serviços; fluxo de caixa , P&L e retorno do investimento.
iii) Planejamento de portfólio de produtos e serviços com desenvolvimento de fornecedores locais e estrangeiros.
iv) Desenho organizacional incluindo a contração de pessoal de gestão, serviços e entretenimento.
v) Levantamento do ponto comercial versus densidade demográfica e perfil econômico ; incluindo trilha "concorrentes".
vi) Preparação de book de investimento e "venda" do negócio em cotas para investidores : pessoa física
vii) Diferenciais:
a) Loja com serviços integrados com Bar Conceito Bike : criar um ambiente para a "tribo Bike"
b) Gestor da Loja : ex Ciclista com experiência "tribo Bike", com proposta de treinos personalisados e rotas pelo interior.
c) Intridução de uma bike importada , ainda inédita no Brasil.
Projeto não Executado.
2013
Contratado por Cliente para avaliar a abertura de Loja da franquia Subway
Elaboração do Plano de Negócio, com :
. Levantamento dos investimentos.
. Projeção de caixa e retorno do investimento.
. Desenho organizacional, processos e recomendações.
2012
Contratado para avaliar e propor um Projeto de recuperação técnico - econômica de Usina de Álcool no Interior de São Paulo.
Estudo técnico de balanço de massas e energético; e adicional com prospecção de fontes de energia e supply chain.
No trabalho incluimos a (re) contratação de pessoal , um novo desenho organizacional e e arranjo societário.
Projeto em parceira com outro Consultor.
Conclusões e recomemdações entregue a um Banco de Investimento.
2012
Contratado por um Investidor para avaliar Empresa Industrial Mecânica - porte médio - atuando no segmento de distribuição de combustivel.
Empresa endividada, com operações paralisadas por falta de matéria-prime e crédito.
Elaborado todo o levantamento da situação de P&L, Balanço e perfil da dívida. Trabalho feito com o dono da Empresa.
Ao final foi apresentada a solução de venda da Empresa ao Investidor interessado.
Dono não aceitou os termos e a Empresa encerrou as operações.
2020 / 2021
Contratado para elaborar diagnóstico, propor e efetivar Projeto de Desenvolvimento Organizacional e RH na estruturação e implementação de um programa PPR em Empresa de Distribuição ligada a Construção Civil.
Projeto contemplou estudos de processos, avaliação de gargalos, análise da ISO 9000, efetivação de 7 IMERSÕES em conhecimentos de estratégia e competição, proposição de valor, marketing, entedimento de um DRE e importância de um Plano Orçamentário, revisão Missão - Valor - Propósito , introdução à inovação, entendimento e exercício BSC "descomplicado" (Balanced Scorecard), gestão de desempenho e geração de indicadores de desempenho.
Ao final do projeto: efetivação de um software de plano orçamentário; missão - valor - propósito revistos e desdobrados em objetivos estratégicos (longo prazo); estruturado uma gestão de desempenho com metas e indicadores por área e gestores, que resultou na implantação de um Programa PPR robusto, integrado e direcionado a entrega de resultados.
2016 / 2017
Contratado para elaborar diagnóstico,, propor e efetivar Projeto de (Re) Visão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional em Empresa de médio porte no segmento Industrial.
Projeto contemplou estudos de processos, avaliação de gargalos, novo desenho organizacional, novas funções gerenciais, acompanhamento de implementação do Sistema ERP e estudos / adequação ao Sped.
Estruturação das Áreas : Comercial , Operações e PCP , Supply Chain e Adm Financeiro .
Efetivação dePlano Orçamentário / Budget e P&L, Indicadores de Desempenho e Desenvolvimento de Lideranças.
2016
Contratado para elaborar diagnóstico, propor e efetivar Projeto de Re-Estruturação da Área de Vendas de Empresa de pequeno porte no segmento de implementos ligado ao agronegócio.
Projeto contemplou estudos de processos; novo desenho organizacional e novas responsabilidades; desenvolvimento de pensamento estratégico em Vendas; ampliação do quadro de vendedores; expansão de novos territórios de atuação ; introdução de novos produtos;
Estudo de Marketing : Segmentação e Posicionamento ; Desenvolvimento de Site e Marketing Digital ;
Estruturação de Planejamento Comercial / Orçamento anual e Demonstrativo de Resultados ;
Treinamento de Vendas em 6 Etapas e Indicadores de Desempenho.
2015 / 2016
Contratado para elaborar diagnósto , propor e efetivar Projeto de Re-Estruturação em Empresa de médio-grande porte no segmento construção civil ligado ao agro-negócio.
Projeto contemplou : revisão Missão - Visão - Propósito; estudos de processos e avaliação de gargalos ; novo Desenho Organizacional com novas funções executivas e novas funções estratégicas para Alta Direção; efetivação de um Plano Orçamentário / Budget e P&L; Gestão de Desempenho com Indicadores; treinamento / desenvolvimento de Lideranças e efetivação de rotinas de avaliação de resultados, incluindo uma visão de futuro.
2018 / 2019 / 2020
Contratado inicialmente para liderar a área administrativa financeira – temporariamente, por licença maternidade da executiva- de Empresa de médio-grande porte no segmento da construção civil ligado ao agronegócio.
Na sequência das atividades foi contratado para liderar a revitalização do sistema ERP da Empresa, compreendendo desenhar o projeto, criar uma equipe, elaborar um cronograma e gerenciar terceiros (provedor do ERP).
Nesse projeto, contanto com consultora especializada em mudança de processos e forte presença da área de sistema do Cliente; reavaliamos e melhoramos os processos; identificamos gargalos e introduzimos soluções; desenvolvemos novos prestadores de serviços; trabalhamos em conjunto com o provedor ERP e contamos com a participação / integração de todos as áreas da Empresa.
Ao final o ERP foi revitalizado: simplificando e automatizando processos (com introdução de workflow), revisando rotinas fisco-financeiras do sistema (plano de contas e centros de custos) assim como rotinas de crédito, cobrança, contratos, cadastros e redução drástica de papéis / planilhas tornando o ERP mais seguro, rápido e confiável
2019
Contratado para liderar a centralização e melhoria do processo de armazenagem e logística de Empresa da construção cível no segmento agronegócio.
O Cliente tinha muitas ineficiências na logística de abastecimento às obras, dispersas em todo território brasileiro.
A solução desenvolvida pedia a centralização das operações em uma única localidade, centralizando ali todas as atividades de recebimento e distribuição de materiais, desde classificação fiscal dos materiais, gestão de armazenagem, planejamento logístico x andamento das obras, inventário, manutenção e racionalização de utilização de equipamentos.
Foi revisto todo o processo logístico, contratado pessoal novo e alterações no Sistema ERP.
Ao final CDA implementado e operacional, com ganhos de eficiência
2019
Contratado para liderar a efetivação de módulos (custo e fabricação) no Sistema ERP do Cliente, Empresa de médio porte industrial.
Projeto demandou de Imersões – reforço de conhecimento – dos conceitos que regem o sistema ERP e como seus módulos interagem, em particular: cadastro de produtos, fabricação ou operação, processos, planejamento e financeiro / custos.
Intensa interação e desenvolvimentos com provedor ERP.
Os processos de fabricação foram revistos, apontando soluções para os gargalos; em seguida foram descritos dentro do módulo de fabricação ou operação, terminando com entrada do produto acabado na expedição.
Muito treinamento para o pessoal de operação, ao final : módulos efetivados, ordens de fabricação automáticas pelo Sistema até o setor de faturamento, alimentando o modulo de custos e inventário.
2021
Contratado pelo Cliente – Empresa de grande porte atuando numa Empresa de Distribuição – pós projeto Desenvolvimento Organizacional e RH na estruturação do Programa PPR.
O trabalho é exercitado junto ao primeiro executivo da Empresa.
Acordamos desenvolver um programa que permitisse ao profissional – com pouco mais de 1 ano na nova função – a adquirir novos conhecimentos e experiência com foco numa “aceleração equilibrada” em assumir o protagonismo, responsabilidade e entrega nessa posição.
Com os Consultores Associados realizamos TREINAMENTOS IN COMPANY com cursos pré definidos e conteúdos aplicáveis :
PPCP : planejamento e programação da produção
SCM : gestão da cadeia de suprimento
GMO : gestão de mudança organizacional.
DLG : desenvolvimento de liderança para gestores
Qual sua / equipe necessidade de TREINAMENTO IN COMPANY ? envie whatsapp , vamos conversar : (11) 9 4548 1001
Os Clientes abaixo informados nos permitiram informar seus nomes através da Avaliação do Treinamento.
FDSBC : FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
2018 : IN COMPANY
PDCA : Planejar - Fazer - Checar - Agir
Consultor: Edgar Hernandes
SALONPAS HISAMITSU
2017 : IN COMPANY
PPCP : Planejamento, Programação e Controle da Produção
Consultor: Hugo Pissaia
DISPAFILMS DO BRASIL
2017 : IN COMPANY
PPCP : Planejamento, Programação e Controle da Produção
Consultor: Hugo Pissaia
AX4B CLOUD COMPUTING ERP MICROSOFT DYNAMICS
2017 : IN COMPANY
GMO: Gestão de Mudança Organizacional
Consultor: Gabriel Pinto
NUTRAFOODS
2017 : IN COMPANY
PPCP : Planejamento, Programação e Controle da Produção
Consultor: Hugo Pissaia
Collezzi Móveis sob medida
2017 : IN COMPANY
PPCP : Planejamento, Programação e Controle da Produção
Consultor: Hugo Pissaia
Sanofi Medley Farmacêutica
2016 : IN COMPANY
PPCP : Planejamento, Programação e Controle da Produção
Consultor: Hugo Pissaia