Negociar exige planejamento de Tempo e Recursos: não é para "amadores"
Chegamos ao grande momento que nos preparamos: conseguimos abrir uma conversação com o Cliente (Comprador)
Tenha um Plano e seja flexível, não improvise: seja profissional e se prepare.
Relembrando:
Vender é persuadir alguém sobre algo; demanda de um processo disciplinado e organizado de saber "ver pelos olhos do Cliente" até entregar o que ele quer e merecer.
Fundamentos importantes dos Artigos 1 , 2 e 3 :
1- Negociar não é vender.
2- A venda não é feita pela fala, a venda é feita pelo Ouvir.
3- Precisamos ter Foco no Foco do Cliente.
4- Atender genuinamente o Cliente é fazê-lo atender melhor o Cliente dele.
5- Sempre estabeleça a relação Produto x Valor, isso reforça o benefício do Produto.
Vamos nos preparar para o encontro (negociação) com o Cliente (Comprador) com algumas orientações básicas, importantes e "auto treináveis":
Dicas Comportamentais
• Sorria e ofereça um cumprimento amigável.
• Aperte as mãos e olhe nos olhos
• Atraia a atenção do seu Cliente: chame-o pelo nome com frequência
• Olhe ao redor e procure algo para admirar e comentar para iniciar uma conversa cordial
• Chame a atenção para pontos comuns entre você e o Cliente.
• Faça uma pergunta geral sobre o negócio do Cliente
• Na mesa evite uma posição que a luz dificulta ver a expressão do Cliente
• Preliminares agradáveis é um ponto positivo, mas seja breve
Fundamentos da Negociação como fator de sucesso:
• Negociação começa quando a VENDA foi bem-feita.
• A boa Negociação não é conseguir tudo o que se quer, mas conseguir um equilíbrio entre as partes
• Não ter certeza do que se quer (objetivo) é motivo de maus resultados numa Negociação
Negociação em 6 passos
1- Prepare-se:
• Faça-se pergunta sobre a outra Pessoa, precisamos saber o que pode ser importante: preferências, obstáculos e preferências.
2- Ensaie:
• Fator de sucesso para ganhar confiança;
• Escreva sua posição, afirmações e respostas: reforce fatos e históricos, avalie os pontos fracos.
3- Posicione-se:
• Você deve estar no Controle e deixe seu interlocutor falar.
• Manter ou retomar o controle: faça perguntas!!
• Lembre-se: fazer as perguntas corretas é mais importante do que ter as repostas certas.
4- Proponha:
• Momento de apresentar a Proposta: você deve estar convicto, seguro e sem ansiedade.
• Tome a iniciativa e faça a 1ª Proposta
• Ainda há uma diferença grande entre as Propostas? Barganhe.
5- Barganhar: significa estabelecer uma condição para que se concorde sobre algo a ser feito.
• O Negociador inábil cede, e cede no preço.
• Deve-se conseguir com que o outro lado mude alguns termos
• Qualquer outra posição é ceder, e não negociar
6- Fechar o Acordo:
• Confirme o que é acordado, ponto a ponto, e escreva
• Leia em voz alta
• Pareça satisfeito para ambos os lados
Resumo: Técnica AIDA
A: conquistar Atenção
I: construir Interesse
D: desenvolver o Desejo de comprar
A: final Ação de fechar negócio
Até os próximos Artigos e deixo mais uma frase para pensarmos:
"Nada acontece nos negócios até que o Cliente diga sim".
Bibliografia:
Persuasão e Influência: Robert Cialdini, Noah Goldstein, Steve Martin ; Técnicas de Negociação: David Oliver; Chegar ao Sim: Willian Ury, Roger Fischer, Bruce Patton; Spin Selling: Neil Rackham; Estratégias de Vendas Sun Tzu: Gerald Michaelson, Steve Michaelson; Gestão Estratégica de Vendas: José L Meinberg, Alfredo Bravo, Claudio Goldberg, Francis Martins; Vendas: Jeremy Cassel, Tom Bird; Venda em Tempo de Crise: Tom Hopkins; Usina de Valor: José Carlos Teixeira Moreira; Adapte-se ou Morra: Fast Company.
Sergio Lima