Executar a estratégia : o desafio da disciplina e engajamento.

Gestão e Liderança XXI

04 Jul 2021 ·

Execução : a disciplina para entregar resultados

"Setenta por cento das estratégias falham por causa da pobreza na execução. Isso raramente ocorre por falta de visão ou inteligência." (Ram Charan - Execução: A Disciplina para Atingir Resultados)

Razão pela qual deve ser uma das prioridades dos profissionais dentro do ambiente Organizacional.

Um negócio, de maneira bem simplificada, se sustenta nos processos claros, ágeis, adaptáveis e sempre em mudanças. 

Estratégia: é decidir o que fazer, é a plataforma pela qual as Empresas competem, onde desenvolvemos a Visão e alinhamos mudanças.

Planejamento Estratégico: define como atingir os objetivos através de ações que construam vantagens competitivas e adeque os recursos para tal.

Execução: Disciplina para entregar os resultados é, em última análise, fazer a Estratégia acontecer.

"O elo perdido; a principal razão por que as Empresas acabam não cumprindo suas promessas; a Lacuna entre o que os Líderes das Empresas querem atingir e a habilidade de sua Organização para conseguir atingir"

Nessa realidade, conseguir alinhar as prioridades descritas no Planejamento Estratégico e formar quipes com essa visão estratégica, comprometidas em executar as metas e entregar resultados sob liderança assertiva, integra e firme é, sem dúvida, o maior desafio das empresas.

Uma Execução bem implementada é baseada em alguns fatores estruturais:

1-   Liderança: assegura a excelência na execução; o líder tem responsabilidade direta na entrega dos resultados e normalmente é aqui que as empresas mais falham.

2-   Recursos: é imprescindível identificar e disponibilizar os recursos adequados, proporcionando treinamentos contínuos e gestão de resultados; o objetivo é ter uma equipe de execução de alto desempenho.

3-   Processos de Gestão: desenvolver os processos, sistemas que integram fluxos e operações, que interagem sobre os fundamentos controláveis do negócio.

4-   Investir e Treinar Pessoas: desenvolver as pessoas é tão importante quanto os processos. Melhorar as competências e habilidades de execução das equipes e líderes fará com que os processos mantenham-se funcionando e evoluindo com o tempo, permitindo a entrega dos resultados.

5-   Disciplina na implementação: aplicar os sistemas de gestão voltadas ao desempenho e entregar de resultados, efetivar a cultura da execução, a disciplina para atingir resultados; um esforço continuo e de longo prazo.

Execução é processo permanente de discussões do que deve ser feito, no levantamento de questões e decidir ir em frente, assegurando a responsabilidade e prazos às Equipes (e Pessoas) . 

Numa visão macro é uma forma sistemática de expor à Organização a realidade do momento e agir sobre isso.

Em suma, os principais requisitos para a execução bem-sucedida são:

·         Metas claras para todos na Organização, que são alinhadas à estratégia definida;

·         Uma Gestão em processos que meça e assegure o progresso na direção a atingir esses objetivos, numa base regular / periódica; 

·         A responsabilização clara a todos os envolvidos e um sistema de incentivo atrelado ao desempenho e entrega dos resultados; e

·         Uma liderança com firmeza emocional, força de caráter, comprometida, humilde com mente aberta, participativa e tenha senso de humor. 

Pois no final do dia, a entrega de resultados é o que separa as Organizações com melhor desempenho de todas as outras.

A Execução eficaz é verdadeiramente uma competência distinta, disponível para qualquer Organização que escolhe para torná-lo uma prioridade.

"Atualmente, a diferença entre as Empresas e suas Concorrentes é cada vez mais a habilidade de Executar." Larry Bossidy e Ram Charan (EXECUÇÃO)

Sérgio Lima

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