Aprender e Adaptar: fundamentos para a jornada de transformação

S4Innovation

02 Jul 2021 ·

Aprender e Adaptar

Charles Darwin foi o Naturalista em sua época mas poderia ser um "guru" da administração com sua famosa frase: "Não é o mais Forte que sobrevive, nem o mais Inteligente, mais o que melhor se ADAPTA as MUDANÇAS" -  1859 : Teoria da Evolução.

Nesse Artigo ligo Darwin aos princípios: Aprender - Melhorar - Adaptar, bem descrito em O Poder dos Modelos Replicáveis - Chris Zook e James Allen.  

No desenvolvimento do tema - Desafios e Tendências num mundo acelerado - busco nas mais variadas fontes de conhecimento exemplos que muito nos ajudam nessa jornada de transformações. 

Nesse sentido Chris Zook e James Allien apontam que temos que exercitar a capacidade de aprender, de melhorar e adaptar-se continuamente = jornada da transformação !!

Segundo Darwin: quando ocorrem as mudanças, as entidades - pessoas e organizações, seres vivos -  devem aprender a se adaptar ou deixarão de existir.  

Sem aprender não há qualquer processo de ADAPTAÇÃO e não haverá EVOLUÇÃO.                                             

Interessante pois segundo Zook e Allen, o aprendizado é o princípio menos desenvolvido entre as Empresas.

Não por acaso temos um alto índice de Empresas deixando de existir. 

Adaptação:

É preciso ter uma abordagem clara da situação e evitar cair na tentação de modismos ou na conveniência de assumir mais riscos (desnecessários) pois, na maioria das vezes, o fracasso das Empresas é consequência de decisões e não de circunstâncias.  

A maioria das decisões erradas se baseiam em reações (cognitivas e psicológicas) humanas levadas ao extremo, tais como:

1-   Pura Negação: recusa em aceitar que fatores de sucesso histórico estão ficando obsoletos, relutando em examinar dados contrários com senso de urgência.

2-   Ignorância: decorrente de informações distorcidas que atenuam o senso de urgência.

3-   Déficit de Energia: mudanças e riscos consomem energia, portanto é mais fácil preservar a energia para defesa do status quo em vez de questiona-lo ou muda-lo. 

4-   Medo: as ameaças ao Negócio são assustadoras e programas de mudanças são ainda mais apavorantes.

As Empresas deixam de adaptar-se não por incapacidade, mas por resistências às mudanças.

E sem se adaptar às mudanças, já dizia Darwin, você não sobrevive. 

Prepara-se para a jornada de transformações : aprenda e se adapte .

Sérgio Lima

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.